Os artistas visitaram as exposições em cartaz e receberam treinamento em boas práticas, preservação de bens cultural, processo criativo e fotografia

Com o objetivo de promover a integração, o intercâmbio de conhecimentos e o aprimoramento de técnicas do artesanato nacional, o Sebrae Amapá, em parceria com o CRAB (Centro SEBRAE de Referência do Artesanato Brasileiro), promoveu nesta terça-feira (18/6) e quarta-feira (19/6) uma visita técnica de 10 artesãos amapaenses. A maioria trabalha com técnicas e materiais indígenas.

Fonte da imagem: Equipe CRAB.

 

A agenda do grupo incluiu visitas às exposições em cartaz no CRAB e duas oficinas para a promoção de boas práticas e o desenvolvimento do trabalho local. Na terça, eles participaram de uma oficina de preservação em bens culturais, ministrada pelo museólogo do CRAB, Victor Glicério. E, na quarta, a analista do CRAB Laura Landau conduziu oficinas de processo criativo e fotografia. O objetivo foi de dar aos participantes a oportunidade de aprimorar suas habilidades técnicas e ampliar seus conhecimentos no artesanato.

A programação também contemplou uma visita ao Museu de Arte do Rio (MAR). Conduziram a missão técnica ao CRAB, Alessandra Melo Martins, gestora do Projeto de Artesanato do Sebrae Amapá, e Kindolle dos Santos Viana, conselheira do Sebrae Amapá e vice-presidente da Federação de Pecadores do Amapá. “Esta visita, tenho certeza, proporcionou ao grupo uma rica experiência e uma troca cultural que vai impactar positivamente no trabalho dos nossos artesãos”, comemorou Alessandra.

Integravam o grupo de artesãs do Amapá: Vani Nilton Carvalho de Lima, da Cooperativa Amazart; Irenilde Gama Correia, da Costura Criativa e Presidente da Cooperativa Amazart; Valeska Cardoso, da Pantoja Artesã e da Cooperativa Amazart; Ana Cleide Pereira

Carvalho de Carvalho, presidente da Associação Tribo das Artes Mazagão Novo; Carmita Duarte Medeiros, do Laranjal do Jari; Rosângela Nascimento Costa; Junielson Pessoa Pereira, coordenador do PAB pela Secretaria de Estado e Empreendedorismo SETE – Casa do Artesão; Ana Paula Almeida Cavalcante e Maria Pinho Gemaque.

Share